Apresentadora de um Live streaming. Créditos: Adobe Stock
|

Qual a diferença entre streaming e live streaming?

A  semelhança entre os termos Live streaming e streaming é nítida logo de cara, mas primeiramente  vamos conceituar resumidamente  o que é streaming. 

O que é streaming?

Streaming é o nome dado à tecnologia de distribuição de conteúdo pela internet sem que o usuário precise baixar o arquivo em si. Netflix, Spotify e Youtube são grandes empresas que utilizam  plataformas de streaming para veicular seus conteúdos. 

Essa distribuição de conteúdos pode acontecer não importa o formato, mesmo que o foco do momento seja vídeo e áudio, os arquivos podem ser textos,imagens, games e o que você precisar que seja veiculado! Quando falamos de mercado, podemos afirmar facilmente que está repleto de oportunidades, tanto para  quem quer aplicar a tecnologia de streaming  como parte das estratégias de comunicação e marketing da empresa quanto para quem quer empreender no ramo.

De modo geral, falando especificamente de serviço de streaming de vídeo, existem duas aplicações da tecnologia de streaming nesta categoria: o live video e o vídeo on demand. E como funciona o streaming na prática nesses casos? Existem simples exemplos de streaming que podem ajudar a nossa contextualização. 

A tecnologia aplicada na distribuição de vídeos é o conceito do que é o streaming de vídeo. O modelo de streaming de vídeo mais popular, e associado por maior parte da população, é o vídeo on demand. Os vídeos on demand se referem ao formato de streaming em que o conteúdo disponibilizado na plataforma de streaming é gravado. 

O que é Live Streaming?

O formato live streaming é aquele em que há a transmissão de vídeo ao vivo. Na tradução de Live Streaming podemos conceituar melhor essa categoria de streaming de vídeo. 

Começando por o  que significa streaming, a primeira parte da palavra stream, significa córrego ou riacho, e por isso a palavra streaming remete a fluxo. Colocando esse conceito em termos de tecnologia, temos então  um significado intuitivo  que pode ser entendido como “fluxo de dados”.

O que nos direciona para o que significa a palavra Live.  A tradução do termo Live para o português é a expressão “ao vivo”. O que é Live streaming então? e como funciona a Live stream? 

Na linguagem da Internet, a expressão Live passou a caracterizar as transmissões de vídeo ao vivo popularizadas nas redes sociais. O Live streaming então nada mais é do que utilizar a tecnologia do streaming para transmissão ao vivo. Funciona da seguinte forma: através do streaming os dados serão transmitidos em tempo real para os espectadores.  

O streaming ao vivo ganhou força e popularidade  pelas redes sociais, como Facebook e Instagram,  e após a pandemia de Covid-19 ficou bem comum também live streaming via Youtube. Plataformas como o Zoom e o Twitch também fazem parte dos nomes que podemos citar como populares para falar de empresas de Live streaming. 

Existe um modo correto de fazer o Live streaming ?

A transmissão de vídeo ao vivo é muito utilizada em shows, podcasts, gameplays, palestras, mesas redondas, programas e eventos em geral.  O ideal é que exista pelo menos uma preparação para a live streaming. Como por exemplo um roteiro, e uma conexão boa e estável. 

Isso acontece porque diferentemente do que acontece no modelo on demand, onde as quedas momentâneas são facilmente revertidas ao recarregar o vídeo, no modelo de live streaming, se houver queda na conexão não será possível retornar ao mesmo ponto.

A organização dos bastidores e suporte técnico pode ser um diferencial, para quem quiser um evento mais profissional. Aqui estamos falando das diversas aplicações do Live streaming, inclusive como estratégia comercial. 

O planejamento de uma transmissão deve incluir todos esses detalhes incluindo a plataforma que será utilizada para transmissão, e em quais canais essa será transmitida.  Por exemplo, você poderá optar por uma live rápida e usar o Instagram live streaming, sem muito planejamento, apenas para gerar conexão com sua audiência. 

 A divulgação de live é essencial para você organizar uma transmissão ao vivo de sucesso! Aqui no Blog da Zoe nós temos muitas dicas e sugestões sobre esse tema, e quando o assunto é transmissão de eventos somos especialistas! 

Pessoas participando de um Live Streaming. Créditos: Adobe Stock.

Soluções profissionais para seu evento

A Zoe tem expertise quando o assunto são eventos de sucesso! São mais de 17 anos de mercado, atendendo grandes empresas do mercado nacional e internacional! 

Ficou interessado em saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato com nossos consultores! Venha produzir seu live streaming com os melhores do mercado! 

Artigos similares