Mulher participando de evento online. Créditos : Adobe Stock.
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Plataforma para transmissão ao vivo: Recursos importantes para seus eventos online gerarem engajamento. 

Sabemos que a pandemia expandiu os horizontes quando o assunto foi conexão. O isolamento abriu novas possibilidades e transformou o jeito do ser humano de participar e interagir, um dos principais reflexos dessa mudança foi a produção de eventos online.

O mercado de eventos foi um dos maiores prejudicados, sofrendo com perdas até então nunca imaginadas. Uma nova era da comunicação se iniciou, e a adoção dos eventos virtuais como uma alternativa de baixo custo e prática frente à crise sanitária tornou- se uma realidade em muitas empresas. 

O modelo de home office também ficou mais popular, e ganhou força nos últimos anos, fazendo com que muitas empresas o adotassem como a cultura interna.

As atividades presenciais sempre estarão enraizadas na nossa cultura, mas a mudança de mindset da maior parte da população mundial fez com que os eventos online se tornassem mais que apenas uma escapatória. O futuro dos eventos atualmente está centrado na melhor das duas experiências. 

Segundo uma pesquisa do Oclb juntamente com o MindMiners sobre eventos digitais no Brasil, 46% dos entrevistados concordam que a experiência de um evento online, digital ou virtual pode ser até melhor do que a de um evento presencial. A escolha pelo digital foi rápida e dinâmica e tende a não ser abandonada. 

Essa mesma pesquisa trouxe as preferências do espectador na hora de interagir em transmissões ao vivo, e mostrou as principais queixas de cada classe na hora de participar dos eventos online. Entre as desvantagens citadas pelos participantes, as 2 principais foram: problemas de conexão de internet que desencadearam quedas, e falhas no vídeo; e falta de interação durante o evento. 

Aqui se mostra a importância do planejamento bem elaborado, focado na experiência do espectador durante a transmissão ao vivo. Outro fator que faz toda a diferença é a escolha da plataforma que vai hospedar seu evento, seja ele 100% virtual ou híbrido. A escolha da plataforma fará toda a diferença quanto a estabilidade da conexão, e com certeza irá refletir também a satisfação do seu usuário com relação à experiência no evento. 

Segundo a mesma pesquisa, as experiências mais bem quistas durante as participações são: assistir ao conteúdo gravado após o evento; conversar e fazer perguntas para os artistas e/ou palestrantes; o evento promover doações e ações sociais; distribuição de brindes durante a programação; interação entre os participantes como sala de chat ou grupos de discussão. 

Tendo esse dado valioso sobre a experiência do usuário em mente, a redação da Zoe, separou neste artigo quais são as ferramentas mais estratégicas para se ter em uma plataforma para sua transmissão ao vivo. A Zoe é uma empresa que está a mais de 17 anos no mercado do streaming, nosso time de especialistas é afiado quando o assunto é evento online!

Na hora de fazer seu evento acontecer, e garantir o engajamento do seu público, é essencial que você garanta os seguinte recursos no seu planejamento de eventos: 

1- Perguntas

A ferramenta de perguntas direcionadas costuma ficar em segundo plano em relação ao chat, pois geralmente a audiência envia suas dúvidas no próprio chat. Dependendo do tamanho do evento e da transmissão ao vivo, as chances do apresentador ou palestrante verem a pergunta enviada por meio desse recurso são maiores. Então, ter um campo direcionado para esse tipo de interação definitivamente estimulará a participação do público na sua transmissão ao vivo.

Outro ponto diz respeito à possibilidade de anonimato de quem enviou o questionamento. Durante a abordagem de temas delicados, esse recurso evita desavenças entre os participantes. Assim como o chat, algumas plataformas de transmissão de eventos fornecem os índices de adesão do público ao recurso de perguntas.

Além de avaliar a participação, o recurso permite compreender as dificuldades do público em relação ao tema de uma mesa redonda, por exemplo. Essas informações ajudam a verificar a necessidade de alterações na abordagem do assunto ou na estrutura do evento em si.

2 – Chat

Recurso mais comum entre as plataformas de eventos online, o chat simultâneo é fundamental. Além de ser um item indispensável em qualquer transmissão ao vivo, pois permite manter o diálogo entre o interlocutor principal e a audiência. Mesmo sendo um recurso padrão, existem diferentes tipos de chat nas plataformas do mercado.

A plataforma da Zoeweb oferece além da interação aberta, a possibilidade de promover conversas entre os moderadores e/ou a restrição de perfis de acesso. Existe ainda a possibilidade do recurso ser monitorado de diferentes modos, como a inclusão de filtros de prioridade. 

As plataformas mais robustas de transmissão ao vivo também permitem a avaliação da quantidade e período de interação individual dos participantes.

3 – Enquetes

As enquetes são recursos valiosos quando se trata de  eventos online. A aplicação das enquetes ajuda a avaliar a visão da audiência sobre determinado aspecto, seja a atividade como um todo ou partes específicas dela.

As enquetes podem ser aplicadas em momentos distintos da transmissão ao vivo, dependendo de seu objetivo. 

Embora seja mais utilizada no final da transmissão ao vivo, aplicá-las no início pode ajudar a entender como o público descobriu a atividade, por exemplo. Para as empresas, essas informações contribuem para medir o impacto das ações de divulgação do evento online  que foram utilizadas.

Com as enquetes, é possível promover desafios durante o evento online. Essa interação pode ser usada para premiar os participantes ou avaliar se estão acompanhando um raciocínio. Para fazer atividades ainda mais envolventes, é interessante integrar as enquetes com outros recursos, como a gamificação e a distribuição de brindes.

Mulher participando de evento online. Créditos Adobe Stock.

Outros recursos de interatividade para transmissão ao vivo 

Com certeza após investir nesses 3 pilares você poderá ir além na hora de organizar sua transmissão ao vivo, e usar alternativas mais divertidas para o seu evento online, como por exemplo sorteios, ou quizzes, e a própria gamificação que é uma super tendência no mercado de eventos híbridos e 100% online.! 

 Existem inúmeras possibilidades para serem exploradas, como por exemplo as salas simultâneas. Contribui com o dinamismo nas atividades do evento online, permitindo  que o público converse entre si a partir de interesses específicos, assim como em eventos presenciais. Utilizar as salas simultâneas para formar pequenos grupos de interação aproxima os participantes e estimula um envolvimento natural com o evento.

Vale relembrar que a conexão estável é um fator crucial para o sucesso do seu evento! 

Aqui na Zoeweb a distribuição do conteúdo dos nossos clientes é feita via CDN’s nacionais, distribuídas estrategicamente em todo território nacional, fazendo da nossa conexão uma das mais seguras que existem!  

Se você ficou interessado e quer levar seus eventos online  e transmissões ao vivo para outro patamar, fale com um de nossos consultores

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