Imagem de um dos eventos online ao vivo. Crédito: Adobe Stock
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Como gerar leads através de Webinar e Eventos online?

10 dicas para organizar um webinar e gerar leads

Quer organizar um evento para destacar os serviços ou produtos da sua empresa sem se comprometer a alugar uma sala, contratar prestadores de serviços, etc.? Organizar um evento profissional virtual pode trazer uma série de vantagens a um custo menor.
Para os organizadores, criar um webinar representa uma excelente forma de entrar em contato com potenciais clientes de forma não comercial. Siga estas 10 dicas para descobrir como organizar e planejar seu primeiro webinar hoje mesmo!

1. Por que criar um webinar?

Os webinars geralmente são mais práticos para os participantes do que os eventos presenciais, pois não há necessidade de eles saírem do escritório para participar deles. Além disso, eles ainda têm a oportunidade de se envolver e fazer perguntas. Eles podem até se sentir mais confiantes ao fazê-lo, sem precisar levantar a mão e falar em um microfone na frente de uma platéia inteira. Contanto que você possa executar facilmente sua palestra on-line e fornecer conselhos práticos ao seu público, organizar um webinar pode ser a opção certa para você.

2. Selecione uma plataforma

Existem inúmeras plataformas de webinar e videoconferência no mercado, incluindo algumas  gratuitas, como Zoom, YouTube, Skype, Google Meets e Google Hangouts. Existem vários fatores para  levar em conta na hora de fazer a sua escolha:

  • Número de participantes
  • Opção de alternar facilmente de um alto-falante para outro
  • Opções de perguntas e respostas
  • Compartilhamento de tela e slides
  • Gravação de áudio e vídeo
  • Custo da solução e de suas funcionalidades

3. Gerenciar inscrições para o webinar

Escolher uma ferramenta de registro é tão importante quanto escolher a plataforma de videoconferência. É através deste último que você poderá vender o acesso ao seu webinar.

Crie um evento em apenas alguns cliques para configurar as inscrições online para o seu webinar em seu próprio site.
A plataforma da Zoe, oferece uma integração da área de pagamentos. Assim os participantes se beneficiarão de uma experiência tranquila e segura na hora de realizar o pagamento.
O gerenciamento de inscrições também é útil para reunir informações importantes sobre seu público no momento da inscrição, fornecendo assim ferramentas para melhor entendê-lo e aprimorar seus eventos futuros.

4. Promova seu webinar

Ao se comunicar em seu webinar, demonstre claramente como cada participante sairá com as habilidades que procura. É importante que eles não pensem simplesmente que você vai vender algo para eles. Mencione que eles terão a chance de encontrar respostas para as perguntas importantes que se fazem diariamente.

Para eventos gratuitos, estime a taxa de não comparecimento em 50%. Você pode, portanto, segmentar um número de registros maior do que o que você realmente espera. Se o conteúdo do seu webinar for útil o suficiente para um determinado público, não há motivo para você não cobrar pela participação. Vender o acesso ao seu webinar, mesmo que seja apenas uma quantia simbólica, ajudará você a encontrar um público mais sério e engajado.

5. Envie o link para o seu webinar

Enviar um email com algumas informações essenciais como por exemplo:  e-mail e endereço do organizador, data do evento,  link do seu evento, e plataforma do webinar pode ser bem interessante para assegurar as participações.

Faça o seu melhor para garantir que o maior número possível de pessoas compareça ao seu evento.Entre as soluções da nossa plataforma ZoePlay, nós oferecemos essa opção de disparo para todos os inscritos, com os passos a seguir para acessar seu webinar. O ideal é que isso seja feito entre 24 horas e 1 hora antes do evento.

6. Escolha o assunto do webinar

A parte complicada na escolha do assunto para o seu webinar é encontrar uma área de foco específica que seja de interesse suficiente para seus público alvo. Você terá uma boa ideia dos tópicos mais relevantes analisando as perguntas que recebe com mais frequência. Sobre o que os clientes querem saber mais? Quais habilidades eles precisam para atingir seus objetivos? Que conhecimento você pode passar para eles? Se você já tem uma comunidade, pode até fornecer um questionário rápido para aumentar as chances a seu favor na hora de escolher o assunto do seu webinar.

7. Encontre o formato certo para o seu webinar

Existem diferentes formatos a serem considerados ao organizar um webinar. Você deve estudá-los de acordo com seus objetivos e sua confiança como apresentador de seminário online. Você prefere oferecer uma experiência interativa para um pequeno grupo ou dar uma conferência complexa para um público maior? Deseja realizar seu webinar sozinho ou chamar palestrantes especialistas?

Se várias pessoas irão palestrar, é útil ter um moderador para direcionar os debates e filtrar as perguntas dos participantes. Ter outra pessoa para gerenciar os aspectos técnicos do webinar enquanto você fala também pode ajudá-lo a se concentrar nas suas tarefas.

8. Crie o conteúdo da sua palestra

Seus participantes precisarão de material para aprender e manter o foco durante o webinar. Escreva uma lista de assuntos a serem abordados, mas um webinar bem-sucedido conterá, acima de tudo, recursos visuais atraentes.

Durante um webinar, a atenção dos participantes pode ser rapidamente desviada do seu conteúdo quando tudo o que eles podem ver é uma pessoa parada falando – especialmente porque você não pode necessariamente vê-los. Para evitar isso, prepare um material animado atraente para dar vida ao seu discurso, com imagens, gráficos, tabelas e figuras.
Você também pode realizar demonstrações ao vivo ou apresentar produtos para garantir que seu webinar permaneça visualmente interessante.Planeje a duração de cada parte do seu webinar, bem como sua duração geral. Fique de olho no relógio para não se empolgar e reserve um tempo para responder às perguntas dos participantes.

9. Analise os dados do seu cliente

Revise a lista de participantes, e confira quem realmente participou, na plataforma da Zoe, os clientes possuem controle total o controle dos acessos de todos os participantes. Você também tem os detalhes de contato de cada participante e todas as outras informações solicitadas no momento da inscrição – sobrenome, nome, cargo, empresa, etc. Esta é uma verdadeira mina de ouro que você pode usar para criar e refinar um banco de dados de clientes potenciais.

10. Mantenha contato após o webinar

Dependendo do número de participantes do seu webinar, tente monitorar cada um deles pessoalmente. Por exemplo, pergunte se eles têm mais alguma dúvida alguns dias depois de terem ‘digerido’ o conteúdo do webinar.

Para aqueles que se inscreveram, mas não compareceram, diga que sente muito por não terem comparecido, explique a eles o que perderam e dê a eles a oportunidade de ver uma gravação do webinar — ou participar de uma sessão futura. Você também pode agradecer aos participantes por sua participação enviando uma oferta especial ou desconto exclusivo, o que aumentará ainda mais suas chances de conversão.
Com todas as nossas dicas e um último impulso de organização, seu futuro webinar está pronto para ser lançado. Se você ainda não se sente seguro e quer uma assistência especializada, fale conosco através desse link: Quero saber mais!
 A Zoe possui mais de 15 anos de experiência em projetos como esses! Não deixe para depois e profissionalize seus eventos online!

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